Advogado diz que João de Deus vai se entregar, mas ‘talvez não dentro do prazo’

O advogado Alberto Toron, que defende o médium João de Deus, disse ao GLOBO, na manhã deste sábado, que as autoridades “podem ter certeza” de que o líder religioso se apresentará “espontaneamente” à Justiça. O defensor ressalvou que a rendição pode não ocorrer dentro do prazo estabelecido pela polícia.

Na noite desta sexta-feira, a Polícia Civil de Goiás informou que, a partir das 14 horas deste sábado, João de Deus será considerado foragido se não se apresentar. Neste caso, as autoridades passarão a considerar que a defesa do médium “está tentando manobrar a Justiça”.

— A polícia pode ter certeza que ele se apresentará espontaneamente, mas, talvez, não nesse exíguo prazo — afirmou Toron.

A prisão de João de Deus foi decretada pela Justiça na manhã desta sexta-feira. Mais de 20 endereços ligados a João de Deus já foram alvo de buscas da Polícia Civil em Abadiânia, onde fica o centro espiritual comandado pelo médium, e em outras localidades no interior do estado.

Agentes da Polícia Civil trocaram de turno durante a madrugada e continuam as buscas neste sábado. A defesa de João de Deus informou que iria recorrer na Justiça contra o pedido de prisão, mas que o acusado se entregaria independentemente do resultado do recurso.

— É preciso que o João se apresente, independente do resultado da liminar. Mas também temos que zelar pela integridade física dele — afirmou o advogado Thales Machado.

Famoso pela realização de “cirurgias espirituais”, João Teixeira de Farias, o médium João de Deus, já atendeu celebridades, políticos e altos funcionários públicos do Brasil e do mundo. Agora, no entanto, ele é alvo de uma série de acusações de abuso sexual. O caso veio à tona com a revelação, entre sexta-feira (7) e sábado (8), de relatos de mulheres que acusam o médium de se aproveitar da autoridade de líder espiritual para abusar sexualmente delas. As histórias foram contadas na noite de sexta no programa “Conversa com Bial” e, no sábado, no jornal O GLOBO.

15/12/2018

(Visited 3 times, 1 visits today)